A cada dois anos, Taylor
Swift lança um novo álbum, e o mundo enlouquece. E é incrível, especialmente do
ponto de vista de marketing.
Você pode não ser um fã de
Taylor Swift, mas os comerciantes de todas as preferências musicais devem
seguir seu lançamento do álbum “1989” com muita atenção. Com apenas 25 anos,
Swift tem mais truques de marketing na manga do que até mesmo o mais experiente
profissional. E ela sabe como usá-los. Seu novo álbum é projetado para vender
mais de 900.000 cópias em sua primeira semana, tornando-se o segundo álbum mais
vendido do ano.
Veja como T. Swift utiliza
buzz para seus álbuns meses de antecedência, juntamente com dicas de como você
pode adotar sua estratégia de marketing para atender seus clientes.
O Anúncio do Álbum
Swift anunciou “1989” há
dois meses em um livestream especial Yahoo!, junto com o primeiro single do
álbum, "Shake It Off". O vídeo para a canção saiu alguns dias depois.
Lição de Marketing # 1:
Não espere a cobertura da mídia; fazer a sua própria. A maneira mais fácil de
fazer isso é através de seu blog da empresa, mas não basta acionar a 500
palavras e chamá-lo um dia. Se você deseja gerar verdadeiramente entusiasmo
sobre algo, pense fora da caixa. Publicar um vídeo ou infográfico; melhor
ainda, criar uma campanha que incorpora vários tipos de conteúdo. Se você fizer
isso direito, mídia e outros blogueiros vão morrer para cobrir a sua história.
Swift nas Redes Sociais
De # TS1989 para #
5HoursUntilOutoftheWoods, os quais entraram no Trending
Topics a nível mundial, Taylor entende a
importância da mídia social. Ela também aumentou sua presença social, unindo
Tumblr pouco mais de um mês antes de seu lançamento do álbum. (Coincidência?
Claro que não.)
A melhor parte da presença
social da Swift é que é tudo dela; ela não depende de uma equipe para construir
imagens ou posts perfeitos. Na verdade, ela fez tudo usado em suas fotos
promocionais do álbum, que inclui letras de músicas ainda-a-ser-lançado. É esse
tipo de toque pessoal que faz os seus seguidores de mídia social tão leal.
Lição de Marketing # 2:
Não tratar as mídias sociais como uma tarefa. Era para ser divertido!
Experimente novos canais, e não tenha medo de admitir que você não tem certeza
do que está fazendo. Lembrando seus seguidores que existem seres humanos por
trás de sua conta irá torná-los mais propensos a se relacionar com sua marca.
Amigos
De Lena Dunham para Ed
Sheeran a Lorde, parece que todas as grandes celebridades twittou o amor sobre
1989. Ah, sim, isso também pode ser porque esses pesos pesados são alguns dos
melhores amigos de Taylor. O mesmo vale para suas campanhas de marcas com Diet
Coke e Target. Ambas as empresas divulgaram comerciais com Swift, juntamente
com trechos de novas músicas.
Em ambos os casos, com
seus amigos incentivando outras pessoas a comprar seu CD e seus parceiros da
indústria que compartilham conteúdo especial, Swift maciçamente aumentou sua
audiência chegar ao estabelecer simultaneamente credibilidade para 1989 e
ficando consumidores entusiasmados com suas novas canções.
Lição de Marketing # 3 -
Construir relacionamentos com outros profissionais de agências / marketing.
Você nunca sabe quando pode precisar de ajuda, ou quando você pode ajudar
alguém. Além disso, as parcerias que dão forma pode aumentar o seu alcance de
audiência e abrir a porta para oportunidades de marketing que não seriam
possíveis.
Sessões Secretas
Este é talvez um dos
melhores aspectos de toda a campanha de marketing do álbum. Swift convidou
centenas de pessoas para suas cinco casas (89 por sessão) para ouvir seu álbum
antes do seu lançamento. Taylor entende mais do que muitas celebridades que seus
fãs são uma parte significativa de seu sucesso, e esta é uma ótima maneira de
agradecê-los. Eles tem que sair com Taylor e tirar fotos com o astro,
dando-lhes um verdadeiro uma vez na vida uma experiência.
Lição de Marketing # 4 -
Claro, você provavelmente não quer convidar pessoas para sua casa, mas
considerar algo como uma apreciação do cliente almoço. Você pode tê-lo em seu
escritório ou alugar um espaço. Apenas lembre-se de agradecer a seus clientes
por sua lealdade a cada momento e, em seguida. Ele vai fazer mais do que você
pensa.
Exclusividade é o Nome do
Jogo
Swift disse em entrevistas
que 1989 viveu em apenas seu telefone por cerca de um ano e meio, porque ela
estava tão preocupado com vazamentos. Sua paranoia pode parecer um pouco
extremo, mas ela entende a importância de dar a seus fãs algo exclusivo. Sua
gravadora também é inflexível sobre manter versões piratas de músicas novas
para fora da Internet e, quando alguém vazou a versão deluxe de 1989 poucos
dias antes de seu lançamento, ele foi levado para baixo em horas.
Lição de Marketing # 5 - É
claro que isso é relevante se você tiver clientes animados sobre um novo
produto ou serviço oferecido, mas você também pode associar esta regra com o
conteúdo. Criação de conteúdo personalizado para o seu cliente do é crucial
para a construção de um público fiel. Se você postar o mesmo "5 razões por
que ..." post, os consumidores não vão ter qualquer incentivo para
escolher o seu conteúdo sobre um concorrente. Cavar fundo quando você está criando
o seu calendário editorial e vir acima com ideias que são únicos e exclusivos
para seus clientes.
Confira seu mais novo videoclipe para a recém lançada Blank Space.
Um escândalo!
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